somos igreja jovemPastoral da Juventude: Somos Igreja Jovem
Subsídio com história e orientações sobre a organização da Pastoral da Juventude: A história da Pastoral da Juventude é tecida com muitas mãos e feita em mutirão por milhares de jovens, assessores, religiosos, religiosas, padres, bispos, leigos e leigas em todos os cantos de nosso querido e amado Brasil. Este subsídio de estudo que com grande alegria entregamos a cada um e cada uma de vocês é também um esforço coletivo de muitas mãos. Agora convidamos que colaborem na sistematização da caminhada da PJ, por meio deste subsídio.
Disponível online: PJ Maringá


minimo do minimoMínimo do mínimo para anunciar uma boa-nova à juventude
Esta produção decorre do compromisso do Pe. Hilário Dick com a juventude. É resultado de seu esforço em compreender a história da Pastoral da Juventude (PJ) no Brasil, os frutos colhidos e o momento atual por que passa a PJ. Nesse sentido, o número “Mínimo do mínimo” representa um importante material de apoio e aprofundamento para os jovens de grupos e lideranças, dos mais variados níveis, além de todos aqueles que assumem essa causa e engajam-se com ela.

Disponível online:
PJ Maringá


Coleção Caminhando e Crescendo

caminhando e crescendo
caminhando e crescendocaminhando e crescendocaminhando e crescendo

Caminhando e Crescendo I - Dimensão de personalização e descoberta do grupo
No decorrer dos anos, a Pastoral da Juventude escutou os jovens a respeito das dificuldades que encontram em manter o seu grupo unido e perseverante. A partir disso, foi possível concluir que um dos motivos é a falta de material apropriado para animar os encontros. Pensando em tais dificuldades, a coordenação da Pastoral se dispôs a montar uma equipe e, em mutirão, colaborou com o preparo deste material, cuja finalidade é contribuir para o crescimento dos jovens que buscam uma formação séria e continuada.
Onde comprar: Paulus Editora

Caminhando e crescendo II - Dimensão da integração comunitária
Continuando com a alegria de servir os jovens, apresentada no primeiro volume desta obra, o presente material possui encontros que foram montados visando à discussão de assuntos para ajudar no relacionamento dos membros do grupo. Para que este caminhe bem, é fundamental que seus membros estejam se relacionando bem uns com os outros e com a comunidade.
Onde comprar: Paulus Editora

Caminhando e crescendo III - Dimensão teológica e espiritual

O intuito deste livro é ajudar o jovem a perceber a ação de Deus no meio de seu povo, principalmente do jovem sofrido em meio a tantos desafios do cotidiano. Além disso, pretende ajudá-lo a ter uma espiritualidade própria conforme o seu jeito de ser, sua personalidade.
Onde comprar: Paulus Editora

Caminhando e crescendo V - Dimensão de capacitação e compromisso

Caminhar e crescer é um processo que todos nós conhecemos muito bem, pois ele está intimamente ligado às nossas próprias vidas. O resultado natural e esperado dessa caminhada rumo à maturidade é “produzir frutos”. Tendo consciência desta dinâmica de vida, este último volume para a formação de grupos tem como desafio ajudar os jovens a refletir, analisar e constatar se tal processo está em consonância com seus respectivos projetos de vida.
Onde comprar: Paulus Editora
 

Coleção na Trilha do Grupo e Jovens
na trilhana trilhana trilhana trilhana trilhana trilha

Como Iniciar um Grupo de Jovens? Belém
Esta Trilha nos convida a aventurar-nos pelos caminhos de Belém. Lugar da acolhida do Deusmenino. A Mística de Belém nos indica que é na periferia do mundo, na cidade de Belém, lugar da esperança dos pobres pela chegada do Deus que arma sua tenda no meio de nós. A finalidade deste roteiro é contribuir para formar um grupo de jovens. Queremos chegar, ao final, com um grupo coeso, organizado e disposto a prosseguir e iniciar o processo de formação integral proposto pela Pastoral da Juventude no Continente Latino- Americano
Onde comprar: CCJ

Como Dinamizar um Grupo de Jovens? Emaús
Este caderno traz vários pontos sobre o processo de capacitação técnica, trabalhando desde a pessoa do/a jovem, projeto de vida e comunidade eclesial, até o planejamento mais amplo. Esses temas são propostos a partir da mística de Emaús, caminhando com Ressuscitado e celebrando em comunidade em direção da vida.
Onde comprar: CCJ

Como Desenvolver a Integração no Grupo de Jovens? Betânia
Os temas tratados neste caderno estão centrados no processo de integração do grupo nas relações com a pessoa, com a comunidade, com a cultura, com o cuidado e com o planeta. O Lugar Místico é Betânia, que nos convida a visitar a casa dos amigos e amigas, assim como Jesus, para jantar, gastar tempo, contar histórias e viver a experiência do amor.
Onde comprar: CCJ

Como Desenvolver a Participação Social no Grupo de Jovens? Jerusalém
Uma das dimensões mais desafiadoras para o trabalho com jovens, hoje, é a política. Ela nos convida a participar, a sair dos nossos mundos particulares e ir na direção do/a outro/a e dos interesses sociais, ou seja, políticos. O lugar místico é Jerusalém. No caminho com Jesus, devemos assumir a dureza das escolhas de tal modo que haja um câmbio na estruturas. Isso exige firmeza, compromisso, coragem, entrega oração para que a vida vença a morte.
Onde comprar: CCJ

Como Cuidar da Pessoa no Grupo de Jovens? Nazaré
O processo de personalização é o eixo por onde os pontos de reflexão vão ajudar o/a jovem a responder perguntas sobre quem participa do grupo. O lugar místico é Nazaré. O convite busca vivenciar o cotidiano da vida de Jesus para, com ele, perceber valores, posturas e escolhas que foram feitas ao longo de sua trajetória em uma vida oculta. Assim, nossa vida também pode ser marcada por escolhas e valores da construção do Reino.
Onde comprar: CCJ

Como Vivenciar a Fé e a Mística no Grupo de Jovens? Samaria
Assumir uma mística que dê sentido à vida é uma das exigências do ser humano hoje. Os pontos de reflexão provocam o grupo de jovens a refletirem sobre os referenciais da fé e da mística cristã no seguimento a Jesus e no compromisso a partir da Samaria. Esse lugar é o encontro com as diversas culturas buscando contemplar Deus que cria o diverso e o diferente, reconhecendo este mesmo Deus nas pessoas e nas culturas, cultivando uma postura de respeito e encantamento.
Onde comprar: CCJ