PASTORAL: A palavra vem de Pastor. Nosso Pastor é Jesus Cristo. Então fazer Pastoral é fazer o que Jesus fez. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue a Jesus. A Pastoral da Juventude é composta, organizada, desenvolvida e executada por jovens.

DA: Pastoral "DA" Juventude e não "DE" Juventude. Se fosse "DE" Juventude, seriam os outros, padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Mas sendo Pastoral da Juventude significa dizer que o compromisso é de toda a Juventude e não de um grupinho para ou com a Juventude. A responsabilidade de fazer é dos jovens.

JUVENTUDE: Fase da vida humana, onde se tomam decisões mais importantes, que darão rumo na vida;é a plenitude dos ideais, é sonhar, criar, acreditar e realizar.

PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta. Já não se pode ficar só na REFLEXÃO e ORAÇÃO. É necessário partir para a AÇÃO.

Portanto, Pastoral da Juventude é a ação dos jovens para todos os jovens.


Qual o objetivo da Pastoral da Juventude?
Despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo, desenvolvendo com eles um processo global de formação a partir da fé, para formar líderes capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude ou em outras Pastorais da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da mulher, bem como da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.